A maioria já é até bem manjada, maaaas... não custa nada reforçar! :D
Além disso, algumas dicas são meio gordas... mas é só ignorar (tipo a de tomar sopa ANTES do jantar o_O)
Dicas pra acelerar o metabolismo• A água ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos.
Na falta dela, você fica lenta, menos ativa e queima menos calorias.
• Tomar um limão-galego espremido na água colabora para manter o metabolismo acelerado.
• Não pule refeições nem fique sem comer por mais de quatro horas. Senão, seu metabolismo pisa no freio.
• Se não consegue ficar sem doce, deixe-o para a sobremesa. A comida segura o índice glicêmico do açúcar, evitando picos de insulina no organismo e a conseqüente sensação de fome.
• Dispense cereais à base de flocos de milho e arroz refinados, tipo crispis e corn flakes, que têm índice glicêmico alto. Prefira os de grãos integrais e aveia, ricos em fibras.
• A gordura da pipoca do cinema pode atolar seu metabolismo. Prefira a light de microondas.
• Comece sua refeição pelos legumes e verduras, que têm poucas calorias, muitos nutrientes e fibras. Eles reduzem a fome e você acaba comendo menos dos outros alimentos.
• Se seu almoço for apenas uma salada de alface e outras verduras, seu metabolismo tem tudo para ficar lento. Esses alimentos de baixíssimas calorias não fornecem energia significativa: dentro de uma hora ou duas, você estará com fome. Junte à sua salada uma fonte de carboidrato, de preferência integral, uma proteína magra e uma gordura “amiga”.
• Frutas secas têm carboidrato do bem que aceleram o metabolismo e uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de potentes antioxidantes. Misture-as nas saladas, no iogurte ou na aveia.
• No lanche, entre as principais refeições, vá de frutas secas, um punhado de amendoim, uma barrinha de cereais ou um iogurte desnatado.
• Para controlar a fome, tome um prato de sopa de legumes uma hora ou duas antes do jantar.
Nabo, rúcula, cebola, gengibre e chá verde. Essas são as principais opções da medicina chinesa para acelerar o metabolismo. O médico Mauro Perini, do Spa Yan Sou, em Bragança Paulista (SP), é especialista no assunto. Ele explica que os alimentos citados pertencem à natureza yang. Isso significa que são capazes de aumentar o calor no interior do organismo e por isso estimulam o metabolismo. Para melhores resultados, ele recomenda a associação de alimentos de sabor picante com amargo. “Essa combinação tonifica o baço, responsável pelo metabolismo energético e um dos órgãos mais importantes segundo a medicina tradicional chinesa.” Para o lanchinho da manhã e da tarde, ele recomenda um copo de suco com pedaços da própria fruta, de preferência ácidas, como laranja, limão, tangerina e abacaxi. O sabor ácido tem a propriedade diurética, que minimiza a retenção de líquidos. Outra boa idéia, segundo ele, é ter na bolsa ou na gaveta do escritório biscoitinhos e outros alimentos à base de fibras integrais e frutas desidratadas.
*Pular o café da manhã retarda o metabolismo
*Carboidratos do bem mantêm o metabolismo acelerado
*Bom carboidrato vai bem com proteína magra em todas as refeições
*Comer com freqüência enxuga as gordurinhas
*Malhar ativa a queima de gordura
*Água de menos engorda
*Dormir bem acelera o metabolismo
*Músculos são essenciais para um metabolismo veloz
Faça mais refeições (pequenas).Em vez de café da manhã, almoço e jantar, fracione os alimentos em seis pequenas refeições. O organismo vai perceber que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias.
Em duas semanas, você começa a se sentir mais satisfeita com porções menores de alimentos. A capacidade do seu estômago encolhe cerca de 30%, sua ingestão calórica diminui 10%, seu metabolismo ganha pique e você pode perder até 2 quilos por mês. É importante prestar atenção às quantidades. Uma porção de alimento (arroz, macarrão, batata) equivale a um punho fechado.
O filé de frango ou peixe deve ter o tamanho da sua mão. O filé de carne vermelha deve ser um pouco menor, do tamanho da palma da mão.
Termogênicos devem ser consumidos regularmente
Para fazerem efeito, os termogênicos devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia. Mas há algumas medidas que queimam calorias sem nenhum sacrifício. Por exemplo, água gelada!- Beber oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºc, que é a temperatura corporal interna - conta Sergio Puppin.
Ele acrescenta que pegar sol sem filtro solar até às 10 da manhã e após cinco da tarde, e dormir em um quarto bem escuro, libera o hormônio MSH (hormônio estimulador de melanócitos), que queima gorduras.O especialista cita, a seguir, alguns alimentos "milagrosos" que ajudam você a entrar em forma:Pimenta Caiena (pimenta vermelha): aumenta a circulação, melhora a digestão e aumenta a temperatura do corpo.
Estudo realizado no Instituto Politécnico de Oxford mostrou que a pimenta caiena, aumenta o metabolismo em 20%. Este mesmo trabalho evidenciou ainda sua propriedade de retirar gorduras das artérias. Quantidade: 3 gramas ou 450mg (cápsulas), 2 vezes ao dia.Gengibre: Um trabalho realizado na China mostrou aumento do metabolismo em 20%. Pode ser usada crua, refogada ou em forma de chá, 3 vezes ao dia.Outra opção é bater no liquidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta. Pode também ser consumida em cápsulas de 500mg, 3 vezes ao dia, no entanto a melhor forma é ao natural.
Vinagre de maçã: Um “cocktail” de 1 1/2 colher das de chá na água, 2 vezes ao dia, inicialmente pela manhã, e posteriormente, durante uma das refeições, pode diminuir a circunferência abdominal em 2,5 cm em dois meses. Em quatro meses, 5 cm. Depois, o organismo “cria resistência” e é aconselhável interromper a seqüência a cada três semanas, descansando uma. Mulheres que apresentam infecção por monilia (cândida albicans), devem evitar o consumo de vinagre.
Chá verde:
Reduz a absorção de açúcar no sangue inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos). Diminui a compulsão por carboidratos, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando na queima gorduras. Beba diariamente 1 xícara de cinco a 10 minutos antes das refeições.Sergio Puppin pede cuidado para não se tornar vítima da "gordurofobia", ou seja, o pavor de aparentar alguns quilos a mais e a obsessão pela boa forma. Ele alerta também sobre outro aspecto do medo da gordura: - É a obsessão das pessoas em escolher alimentos dietéticos nos supermercados, sem colesterol. Acabam comprando produtos cheios de gorduras ruins, hidrogenadas, com excesso de carboidratos e produtos processados e refinados - explica ele, lembrando que com os termogênicos, aliados a uma vida ativa e saudável, é possível reduzir o peso sem grandes sacrifícios.
Acelere seu metabolismo e ganhe uma vida muito mais saudável:
1 - Café-da-manhã
Se você não comer de manhã, vai acabar “compensando” no almoço. Mesmo se o total de calorias ingeridas continuar igual e seu estômago se adaptar à nova rotina, o metabolismo não conseguirá manter o ritmo e alguns quilinhos a mais não tardarão a aparecer.
2 - Carboidratos “bons” e “maus”. Ingira sempre carboidratos de baixo índice glicêmico, como os grãos integrais, legumes e frutas. Ricos em fibras e pobres em gordura, eles levam mais tempo para ser digeridos e, por isso, aceleram o metabolismo. Às vezes - mas só às vezes -, coma carboidratos de alto valor glicêmico, como biscoitos e bolos, pois são digeridos rapidamente e “enganam” o cérebro, fazendo com que ele sinalize fome mais rapidamente.
3 - Açúcares e proteínas. Não pecando pelo excesso, essa combinação pode ser mantida em sua dieta. Os açúcares fornecem energia ao corpo, e as proteínas ajudam na formação dos músculos.
4 - Várias refeições. Mesmo suprindo as calorias diárias, comer poucas vezes ao dia não mata a fome e pode gerar nervosismo. A dica é fazer lanches entre as refeições, ingerindo frutas secas, barrinhas de cereais ou iogurtes desnatados.
5 - Malhe sempre. Atividades físicas devem fazer parte de sua rotina diária. Sem sua prática, os músculos são substituídos por gordura, o metabolismo fica mais lento e as roupas começam a apertar. Deixe o carro na garagem e cumpra seus compromisso à pé, por exemplo.
6 - Beba muita água. Além de hidratar a pele, a água ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos e a queimar mais calorias.
7 - Durma bastante. Dormir menos que seis horas por noite provoca cansaço e mal-humor e, pior, aumenta o apetite.
_________
Recadinho para a
¢€ anne ¢€ : seu perfil não tá disponível!! Aí não tem como eu saber o link do seu blog para te linkar, fofa!